domingo, 8 de dezembro de 2013

A FESTA DE 60 ANOS IRLANDESA

Quando decidi vir para a Irlanda, vim com o pensamento de aprender mais que o inglês, vim com o pensamento de aprender a cultura irlandesa, conhecer suas tradições e costumes, aprender a comer com o garfo ao contrário e muito muito mais.
Relato da noite: Feliz 60 anos!!!
Fui convidado para ir em uma festa de aniversário, mas não um aniversário qualquer, era a celebração de 60 anos de uma jovem senhora com muitas histórias para contar e principalmente muita energia para recepcionar seus convidados, mas não era uma recepção qualquer não, foi a recepção.
Uma casa muito aconchegante distante uma hora de carro (dirigindo-se na velocidade de 180 km/h), vizinha agradável e sossegada, um ótimo ambiente para uma festinha; na garagem da casa um pequeno caminhão com o gerador funcionando para dar o suporte necessário para o evento, na porta um simples pedaço de papel escrito "Come In".
Fiquei meio receoso e ao mesmo tempo muito animado ao chegar na sala e não ver exatamente ninguém, porem, ao me dirigir para a cozinha, fui muito bem recepcionado pela dona da casa nos auge de seus 60 anos, um sorriso muito feliz e uma taça de champagne para começar os trabalhos da noite; na cozinha uma equipe trabalhava para preparar o jantar, atravessei a cozinha e sai para o quintal ao funda da residencia, uma grande tenda havia sido montada para nos proteger do frio e da chuva, um som ambiente tocava e as conversas e risadas chegaram alegremente em meus ouvidos, convidados irlandeses, franceses e australianos, fui me apresentando e apertando a mão e beijando os convidados pelo caminho, apenas 6 meses com umas 10 cadeiras em cada mesa, sabia que a quantidade de pessoas seriam exatamente aquelas 60 e nada mais; cada mesa possui 4 garrafas de vinho e um aparador fumegante onde seriam colocadas as delicias preparadas na cozinha; tomei meu lugar e logo outros convidados se juntaram a mim, mais apresentações e muito papo, muito papo mesmo, irlandeses adoram conversar e sempre o primeiro assunto é sobre o tempo, principalmente para um Ribeirãopretano.
A noite foi seguindo gostosa como o cheiro que continuava a chegar em meu nariz, da champagne passei a tomar Pro Seco, servido a todos com muita abundância. Mais risadas e muitas outras conversas e é anunciado o jantar, a entrada foi uma deliciosa sopa (tomasse muita sopa na Irlanda), depois o prato principal que poderia ser escolhido entre carneiro e bife ao molho madeira, ambos acompanhados de purê de batata, salada de legumes e batatas ao forno no molho branco. Escolhi o bife ao molho madeira e me deliciei com o sabor, simplesmente divino!!!
Após o jantar tivemos o famoso parabéns e nossa sobremesa foi o delicioso bolo de massa branca, com recheio de morango e coberto de marshmallow.
Depois de muito bem servido, as mesas foram limpas e uma pequena pista de dança foi aberta para que a diversão continuasse, com a pista de dança, outras tantas garrafas de vinho também foram abertas e a animação continuou por muito mais tempo.
Permaneci sentando assistindo as danças e me entretendo em longas conversas sobre Brasil, Irlanda e copa do mundo de futebol, mas meu momento de rapaz que não sabe dança durou pouco, fui tirado para dançar e mostrar um pouco dos dotes artísticos brasileiros, dancei duas músicas com a aniversariante, uma música com uma jovem senhora muito encantadora e mais uma para poder sair de fininho e voltar ao meu lugar rsrs.
Após mais algumas longas conversas havia chegado minha hora de ir, agradeci pelo convite e recebi um forte e carinho abraço por ter comparecido, entrei em um taxi e fui para a guesthouse em que me hospedei.
O que posso falar da noite?
Foi simplesmente encantadora!!!
Já havia escutado que os irlandeses são muito parecidos com os brasileiros na questão de acolhimento e já havia percebido isso em outras oportunidades, mas nesta festa eu realmente pude ver o quanto eles são acolhedores!!!
Obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário