domingo, 29 de junho de 2014

DUBLIN PRIDE 2014

Apesar de viver na Irlanda há quase dois anos, esse ano foi a primeira vez que fui ver a Dublin Pride, que por sinal é muito diferente de tudo o que eu já havia visto no Brasil.
Se tem festa?
Claro que tem festa e muita festa por sinal.
Se tem estereótipos?
Claro que sim, muitos por sinal.
Então por que é diferente das que existem no Brasil?

Primeiro ponto é que não existe uma semana GAY em Dublin, existe sim um mês inteiro de atividades sócio-educativas e não são só destinadas aos grupos GLBTs, as atividades são destinadas a todas as pessoas, sejam elas gays, héteros, negros, brancos, religiosos, ateus, etc, as atividades organizadas são destinadas a educar a sociedade de uma maneira geral, afinal somos todos iguais.

Segundo ponto é a grande participação das famílias, muitas crianças participaram da passeata e mostraram o apoio e o orgulho que possuem por terem gays em suas famílias e isso não os desvalorizarem em nada.


Terceiro ponto foi a grande quantidade de empresas de renome internacional apoiando a passeata e mostrando que nelas NÃO existe lugar para o PRECONCEITO e que independente de ser gay ou não, todos são plenamente capazes de exercerem qualquer tipo de profissão e ter muito sucesso nelas.


Quarto ponto foi o grande apoio político que a Dublin Pride recebeu, partidos políticos desfilaram carregando suas bandeiras e mostrando ao povo que eles estão empenhados em aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, porque para eles os direitos constitucionais devem ser iguais para todos.

Quinto ponto foi ver a alegria de como tudo aconteceu. Milhares de pessoas nas ruas assistindo a Dublin Pride passar. Palmas eram batidas para cada um dos grupos que desfilavam carregando mensagens de tolerância, amor e orgulho. Festa muito bonita, organizada, limpa e principalmente alegre, porque o sábado de sol deixou a festa ainda mais colorida e animada.




















Mas como todos somos filhos de Deus e a maioria gosta de tomar uma cervejinha em dia quente, depois do desfile os bares foram tomados e não somente os bares gays, mas todos os bares de uma das regiões mais famosa de Dublin, o Temple Bar, foram tomados por diversas pessoas que querem aproveitar do sol, do calor e festejar livremente o orgulho de ser gay em um país que tem orgulho de ser o melhor do mundo para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário