terça-feira, 27 de novembro de 2012

1° MÊS EM DUBLIN, O QUE APRENDI.

E um mês se passou.
As coisas caminham ao modo como devem caminhar, o inglês deu um UP e o modo de ver as coisas também, coisas que me faz pensar em como o Brasil seria muito melhor se tivesse pelo menos a educação que 90% das pessoas da Irlanda possuem, mas tudo bem, o Brasil é um país tão novo perto de toda a cultura e história que existe aqui.
Aprendi aqui que a educação abre caminho para tudo, a todo instante pelas ruas as pessoas dizem SORRY,  dizem sorry por cruzar sua frente, por trombar com você sem querer, por você trombar com elas, por estarem na sua frente quando você esta andando um pouco mais rápido, enfim, pedir desculpas é uma das coisas que você aprende aqui e se não pedir as pessoas se sentem ofendidas por isso, um gesto simples e que faz toda a diferença no dia a dia.
Outra coisa que aprendi a valorizar mais aqui é a questão de confiança, as pessoas confiam umas nas outras e isso você vê em todos os lugares (tá certo que existem exceções, mas as pessoas confiam e quando ocorre de sumir algo, 95% de chances de ter sido alguma pessoa de outro país) na balada por exemplo, você deixa seu casaco em uma mesa ou cadeira e sai para dançar, quando você voltar horas depois seu casaco ainda vai estar lá, pode ser que alguém empurre para um canto, mas ele vai estar lá, porque as pessoas aqui só pegam o que pertencem a elas e nada mais.
Falando de baladas, aprendi que as pessoas aqui gostam de compartilhar seus peidos, nojento mas verdadeiro, as pessoas peidam nas baladas o tempo todo e não é uma coisinha leve não, é algo que embrulha o estomago e eles fazem isso e dão muita risada, então fiquem espertos, quando forem para as baladas de Dublin e sentirem um cheiro estranho já saberão o que é, dança que passa ou se for muito forte é só sair de perto por alguns instantes.
Aprendi aqui também a importância de um guarda-chuva, quase todos os dias chove, é uma chuva fina e constante, porém é importante ter uma umbrella sempre em mãos.
Aprendi que o inglês na Irlanda é importante, mas saber falar espanhol, francês e italiano também vale muito a pena, afinal de contas, aqui o que não falta são estudantes de todos os lugares do mundo, uma mistura tremenda que as vezes você acaba se confundindo no idioma.
Aprendi que as pessoas da Irlanda vão se abrindo aos poucos e que depois de um tempo eles são amigáveis e conseguem entender piadas e fazer piadas e isso torna eles mais simpáticos e amigáveis.
Aprendi que horário tem que ser cumprido a risca e que não existe a necessidade de ligar para confirma uma festa ou um encontro, porque se você falar hoje que irão se encontrar no domingo às 17h00, pode ter certeza que se você não estiver no local marcado às 17h00, quando for 17h01 você irá receber uma ligação perguntando onde você esta, isso se chama respeito pelo próximo.
E nesse um mês aprendi sobre a cultura, a comida, as músicas, o dia a dia que se tem num local totalmente diferente do meu e aprendi a gostar de onde estou, aprendi que aqui você pode ter uma vida tranquila, segura e sem medo da violência, aprendi que as pessoas são felizes com o que tem e que não ficam cobiçando o que é dos outros, aprendi que se pode trabalhar, estudar e sair para beber todos os dias sem deixar que uma coisa influência na outra e aprendi que as pessoas aqui bebem todos os dias não porque são alcoólatras e sim porque a cidade te chama para os PUB's e que em um PUB você pode aprender muito sobre você e sobre onde você esta....
E mais, em um mês ainda aprendi muito o inglês, ou não foi isso que vim aprender aqui???

2 comentários:

  1. E que venha muito mais conhecimento meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Estou pretendendo ir morar em Dublin em Janeiro de 2014. Seu blog está me ajudando muito. Se tiver interesse em me ajudar mais me adicione no facebook (Dinilson Sousa). Valeu e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir