sábado, 17 de novembro de 2012

VIVENDO EM DUBLIN, IRLANDA

E a vida aqui é assim, tranquila tranquila....
A impressão que tenho é que vivo em uma cidade do interior, porém famosa e cheia de charme, vou contar o por que...
As manhãs sempre são tranquilas, crianças uniformizadas indo para as escolas, ônibus transitando pelas ruas e carros. Muitos carros?
Sim, mas não existe congestionamento e nem lentidão, o que pode fazer você demorar um pouco são os semáforos que a cidade tem, porque eles funcionam assim: 1º abre para quem vai reto na rua, 2º abre para quem vai virar para esquerda ou para direita e 3º abre para os pedestres... e o melhor, funciona muita bem, ninguém avança o sinal amarelo e muito menos o vermelho.
Existem muitas bicicletas, isso, você ouviu bem, bicicletas. O governo instalou vários pontos onde você pode pegar e deixar bicicletas, paga super caro, 10,00 euros ao ano.... todas as ruas tem ciclofaixas e os ciclistas são respeitados e muito, para se ter uma ideia, até pessoas que trabalham em escritórios de terno e gravata vão trabalhar de bicicleta e isso é bom para quem? Para o ambiente em que vivemos, para o trânsito da cidade e para o corpo, afinal nem todos tem tempo de ir para uma academia.
Falando em academia, aqui também se tem os corredores de rua, isso, eles correm pelas calçadas das avenidas todos os dias, pensar em Dublin é pensar em uma população saudável e com muita energia...
Almoço não se come durante a semana, a principal refeição é o café da manhã, onde as pessoas comem muito e durante o dia apenas comem um lanche, isso por volta das 14 ou 15h00, porque as 18h00 quase todas as pessoas vão para os famosos e charmosos PUB's de Dublin, bebem com os amigos, falam de trabalho, economia, viagens, namoros e futebol e o pessoal aqui não bebe pouco não, eles entortam o caneco mesmo e ai vem a explicação do porque muito vão para o trabalho de bicicleta ou de transporte público, aqui a lei seca funciona, se for pego dirigindo você é preso e multado, além de perder o direito de dirigir para o resto da vida e como aqui as pessoas respeitam muito isso, quem ganha dinheiro são os taxistas, para se ter uma ideia, eles usam BMW, Mercedez, Volvo, entre outras marcas que não Brasil são consideradas de luxo... Divertido isso né e tem mais, os táxis possuem leis, se você vomitar no carro, multa de 150,00 euros que você paga ali, na hora para o motorista, não vai pagar? Te levam até a GARDA e pronto, ou paga ou é preso, fica a escolha do cliente.
Bom, isso é um pouco de Dublin, uma cidade cheia de mistérios e segredos, cheia de vida e ao mesmo tempo pacata.... 
Até a próxima.

Um comentário:

  1. Olá Paulo, adorei sua postagem. É muito interessantes conhecermos outras culturas, leis, condutas, estilos de vida. Como nem todo mundo tem a oportunidade de conhecer, você trás informações pra nós! Adorei ler e saber um pouco mais de Dublin. Um abraço, Celi

    ResponderExcluir