domingo, 4 de novembro de 2012

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Enfim Dublin!
Enfim Europa!
Sempre é aquela euforia quando se chega em um lugar diferente, você quer conhecer tudo, ver tudo, comprar tudo, comer de tudo e, principalmente aqui, beber de tudo.
Lugares fascinantes e alucinantes, pessoas do mundo todo em um só lugar.
Quando vemos as fotos dos lugares achamos lindos, mas ao vivo nem palavras tenho para descrever, realmente só vivendo para sentir o que sinto quando passo por um lugar de tantas histórias, tantas culturas e tanta beleza.
Viver na Europa é arte, aqui você se torna um cidadão do mundo e o mundo se torna parte de você.
Meu objetivo foi de vir aprender e aperfeiçoar o inglês, show poder dominar outro idioma, mas a verdade é que aqui estou aprendo mais que o idioma inglês, aqui estou aprendo o espanhol, o francês, o italiano, o alemão e além dos idiomas, aprendendo a cultura de todos esses lugares, incrível! Uma verdadeira viagem pela história da Europa.
Quando cheguei, vindo de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil; ainda trouxe muito comigo a questão de desconfiar de tudo e de todos, quando chegava alguém próximo a mim logo me assustava e virava para ver quem era... medo de assaltos, de furtos e outras coisas mais; sem muita necessidade de ficar com esse medo todo, claro que tem que ficar esperto, porque existem pessoas maliciosas em todos os lugares, mas aqui a segurança impera, nem os policiais aqui utilizam armas de tão segura que a cidade é.
Para entrar nas baladas você não passa por revista alguma, pode deixar seu casaco em uma cadeira que ninguém irá pegar, pode ficar com o celular na mão que ninguém irá mexer e o principal, pode se divertir sem brigas.... Fala, é bom ou não é?
Quando a gente chega em um lugar que não conhece, não adianta falar que vai querer ir para todo lugar de ônibus ou de taxi que é mentira, tudo é feito a pé, a pé mesmo, anda-se muito, horas por dia de caminhada e é nessas caminhadas que você descobre mais sobre a vida da nova cidade. Aqui marcamos a distância por caminhada, por exemplo, eu moro a 20 minutos de caminhada do centro, 35 minutos de caminhada da escola, 1 minuto de caminhada do supermercado, 15 minutos da casa de um amigo, 15 minutos das baladas e assim vai, mas sabe o porque de andarmos tanto? É que aqui você se sente seguro para andar a pé, seja durante o dia ou de madrugada, você vai andar seguro e tranquilo sem se preocupar com as pessoas que estarão passando pelas ruas também. Ai você vai me perguntar, e o transporte público daí, não funciona? SIM FUNCIONA e é muito eficiente, em todos os pontos de parada existem informativos sobre o horários dos ônibus naquele local e por incrível que parece ele passa na hora, nas regiões centrais ainda tem um painel eletrônico que informa a quantos minutos o ônibus esta de onde você o esta esperando, coisa impressionante e o que muitos no Brasil, principalmente na minha cidade, Ribeirão Preto, aqui não existem cobradores e não aceita dinheiro em nota para pagar passagem, você entra no ônibus e fala para o motorista quanto esta colocando e ele aperta um botão que irá imprimir seu ticket, caso você tenha que receber troco, irá sair um outro ticket que você poderá ir nos postos de troca retirar, ou seja, o ônibus que pego da minha para para o centro custa $1,40, caso eu não tenha trocado e coloque $1,50, o motorista irá apertar dois botões, um vai imprimir um ticket dizendo que eu paguei e que irei até determinado local e o outro irá informar que eu tenho $0,10 cents de troco e que eu devo resgatá-lo nos postos de devolução do valor, simples e eficiente.
Legal aqui também é você fazer compras, tudo é muito barato e alguns supermercados possuem o auto-caixa, você chega com suas compras, passa na máquina para que ela registre os valores, você inseri o dinheiro na máquina para pagar e ela te dá o troco, bem simples e economiza tempo, porque é super fácil e prático, mas lembre-se de levar sua sacola, aqui não dão sacolinhas e para comprar custa caro.
Bom, de uma maneira geral acho que é isso, muitas coisas boas e divertidas, práticas e modernas.
Aqui é uma junção do passado com o futuro e uma vida bem presente.
A arte e a vida pulsam em uma sintonia mágica, nos fazendo repensar em tudo o que vivemos e que teremos ainda para viver.
A vida nos ensina a viver e viver em um lugar distante de tudo o que conhece não é fácil, mas a experiência e a bagagem que você ganha valem todos os medos e incertezas que um intercâmbio pode te proporcionar.
Por isso viva a vida, porque no final o que vai contar é o que você viveu e não o juntou.

Até um próximo post mais curto.....

Um comentário: