terça-feira, 6 de agosto de 2013

GREVE DO DUBLIN BUS

Greve de ônibus, coisa de Brasil?
Que nada, em países de primeiro mundo também existe e a população sofre com isso.
Dublin, capital da Irlanda, é a cidade mais populosa da ilha esmeralda com cerca de 1,500,000 pessoas vivendo na grande Dublin, mas esse numero pode ser bem maior se contarmos com a população rotativa (turistas e estudantes que permanecem por até 3 meses) que deixa Dublin parecendo bem maior do que realmente é.

Hoje essa população teve que se espremer em LUAS (bonde elétrico, espécie de metrô de superfície) e DART (trem elétrico que liga Dublin com a região metropolitana) devido a uma greve geral dos ônibus que durou 3 dias (domingo, feriado de segunda-feira e hoje). 




Em Dublin existe apenas uma empresa de ônibus e é chamada de Dublin Bus. Acredito não ser este o melhor modo para se transportar uma cidade como Dublin, acredito que a falta de concorrência faz com que a empresa em questão não pense tanto em seus clientes, mas o serviço é bem prestado, com ônibus com acesso WI-FI gratuito na maioria das linhas, geralmente são limpos (quando os knackers não bebem dentro e emporcalham tudo) e pontuais (você pode acompanhar em tempo real através do APP DublinBus).



Muitas pessoas reclamaram sobre a super lotação que o DART e o LUAS se encontravam, plataformas lotadas e pessoas viajando coladas nas portas ou penduradas umas nas outras, por um momento me lembrei de São Paulo e da dificuldade que é andar em um metrô lotado as 6pm.

A greve foi gerada por questões políticas e acabou afetando mais de 400,000 pessoas durante todo o dia de hoje, porém após reuniões e debates, amanha o serviço já estará normalizado e todos os ônibus irão deixar suas garagens para que a cidade trabalhe com a capacidade máxima de se efetivo para normalizar a situação.

Bom, problemas todo lugar possui e aqui não é diferente. Aproveitando a greve do Dublin Bus; taxistas trabalharam mais e muitas pessoas tiraram suas bicicletas das garagens ou utilizaram as Dublin Bike e foram trabalhar mais saudáveis hoje.


Dublin é assim, nos reserva um nova história todos os dias e dependendo do seu ponto de vista, sempre será uma boa história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário