segunda-feira, 12 de setembro de 2011

E mais uma segunda-feira quase acabando e quase acabou comigo......
Tem pessoas que pensam que trabalhar com a educação de ADULTOS é fácil, doce engano.
Tem crianças de dois, três anos que são mais responsáveis que muitos adultos de vinte para mais. Hoje meu dia foi assim, precisar cobrar responsabilidade de pessoas que deveriam ter um pouco de senso e auto-critica.
Cada vez que assumo um grupo para treinamento, procuro reconhecer o perfil e as aptidões de cada membro; vejo que alguns tem facilidade para desenvolver relacionamentos, outros ficam muito teóricos e alguns sabem usar tudo o que aprende no dia a dia e isso tudo me dá uma grande base para desenvolver cada um dos membros do grupo.
Existe aquele perfil SABE TUDO - ele acha que sabe mais que todos e que pode falar enquanto é explicado algum módulo - coitado, na hora que você chama para responder algo, inventa um milhão de histórias e nada responde.
Perfil INTERESSADO - fingi que presta muita atenção e sempre que você o olha, ele levanta a mão para fazer uma pergunta - esse tipo é para tirar todos do sério, porque você acabou de falar de determinado assunto e quando já começou o outro, só porque você olho para ele, ai vem uma pergunta do módulo anterior.....aff
Perfil DESINTERESSADO - parece que ele não esta prestando atenção e que sempre esta com a cabeça no mundo da lua - um tipo bom de se tratar, porque ele é uma pessoa totalmente auditiva, o que ajuda muito a assimilar o conteúdo passado.
Mas o pior de todos é o perfil CRIANÇA - bagunça o tempo todo e acha que esta na pré-escola - esse tipo nunca presta atenção, não sabe respeitar os companheiros de sala e além de tudo atrapalha que realmente quer aprender, sabe como tratar este TIPO????
Boa pergunta, quando um adulto não quer vivenciar uma nova experiência, fica difícil de conseguir mudar o seu modo de agir dentro de um grupo e hoje isso me pegou de jeito....
Quando uma pessoa não quer desenvolver, tudo bem eu respeito, desde que ela me respeite também e que deixe eu exercer meu trabalho sem me interromper, mas hoje algumas pessoas conseguiram me fazer aplicar um feedback corretivo, não aceito falta de postura ou desrespeito com horários, ninguém é melhor que ninguém para ficar atrasando ou deixando uma turma toda esperar pela sua presença e acho que vale ressaltar que o treinamento que ministro é para ingresso na empresa e que todos os dias os mesmos são avaliados; nessa horas me pergunto: EU SOU CAXIAS DEMAIS OU AS PESSOAS QUE SE IMPORTAM CADA VEZ MENOS COM AS OUTRAS??????? Ainda não consegui encontrar a resposta.
Bom para finalizar o dia e finalizar a aula de hoje, passei uma mensagem bem interessante - A gente aprende - William Shakespeare.....
Boa segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário